Quem faz

A Alecrim foi criada por Iaso Ruiz-Tagle no verão de 2012, em Porto Alegre.

De espírito livre e viajante, já passou por Campinas e agora está estabelecida em Ananda Kiirtana, uma comunidade rural pertinho de Juiz de Fora, nas montanhas das Minas Gerais.

O processo de criação da marca é muito livre, sem protocolos ou regras, e fica por conta da Iaso que geralmente lança duas mini coleções ao ano. São produzidos poucos modelos, com variedade de estampas e combinações, que muitas vezes são peças únicas.

Tudo é produzido por artesãos e costureiras locais e se ressalta a importância de incentivar  e valorizar essa parceria, trabalhando dentro das premissas de um comércio justo e transparente.

Nos adaptamos à cultura e às habilidades dos parceiros locais. Primeiro, analisamos o que temos de potencial para depois pensar na coleção e nas técnicas que serão utilizadas.

Não somos escravos do Calendário Internacional (e louco) da Moda. Flertamos com as tendências, mas não nos apegamos a ela, o que nos torna atemporais.


você sabe quem faz as suas roupas?

conheça um pouquinho de quem faz a Alecrim
    Terezinha Almeida

    BORDADEIRA

    Terezinha Almeida
    Dona Terezinha é o amor e a calmaria em pessoa. Como boa mineirinha, impossível chegar na sua casa sem ser convidada para tomar um cafezinho com uma broa de milho recém saida do forno. Habilidosa e cuidadosa, gosta de bordar da forma mais simples, sem bastidor, nem nada. O resultado são bordados repletos de carinho e perfeição.
    Marina Maiochi

    MODELISTA

    Marina Maiochi
    Perfeccionista e faz tudo pra ontem! formada em Moda pelo Senac e Matemática pela UNICAMP. Além das qualidades de uma Designer de Moda, a ligação louca com os números faz da Marina uma ótima modelista. E é assim que ela contribui com a Alecrim, fazendo a modelagem de peças mais complexas, com muito cuidado e nos mínimos detalhes.
    iaso ruiz-tagle

    MÃE DA ALECRIM

    iaso ruiz-tagle
    Idealizadora da marca, iaso faz de tudo um pouco. Designer e produtora de moda, cria o conceito das coleções e também coloca a mão na massa, fazendo modelagem, corte, tecendo no tear, fotografando e muitas vezes finalizando as peças na máquina de costura. Além do carinho pela moda, também é louca pela cozinha. Vegetariana desde sempre, acaba colocando pitadas de vegetais nas coleções da Alecrim.
a gente ama o que faz!
comprando de quem faz, você apóia sonhos.

Nossos valores

relações justas

Mantemos uma relação muito próxima com o nossos colaboradores, que definem o que acham justo receber pelo trabalho. Essa relação vai além de uma mera contratação e passa a ser uma forma de incentivo, amizade e apoio mútuo para ambas as partes.

transparente

Antes de chegar às suas mãos, nossas peças passam pelo carinho de muitas outras mãos. Estamos trabalhando para mostrar todo o nosso processo de produção e o que tem por trás do preço.

atemporal

Flertamos com as tendências da Moda sem nos tornarmos reféns dela. Nossas peças não se enquadram no conceito presente, passado ou futuro. Use quando e como quiser!

feito à mão no Brasil

Valorizamos e apoiamos a mão de obra local e manual, ajudando a fortalecer a economia do nosso bairro, cidade e país. Resgatamos técnicas muitas vezes esquecidas no mundo da moda, e essa relação artesanal faz com que nossas peças tenham mais alma.